Mogi das Cruzes avança na geração de empregos e fecha primeiro trimestre com melhor saldo desde 2020

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

Nos primeiros três meses de 2024, o município gerou 2.760 novos postos de trabalho, o melhor saldo desde 2020, e 46,84% dos empregos gerados na região do Alto Tietê

30 de abril de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes fechou o primeiro trimestre como líder na geração de empregos na Região do Alto Tietê, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal. Nos primeiros três meses de 2024, o município gerou 2.760 novos postos de trabalho, o melhor saldo desde 2020. Neste mesmo período, a cidade foi responsável por 46,84% dos empregos gerados na região do Alto Tietê.

O bom momento do desenvolvimento econômico de Mogi das Cruzes também se reflete na comparação dos números do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado. Em 2024, foram criados 157,5% postos de trabalho que em 2023, ou seja, mais de duas vezes e meia mais postos de trabalho.

“Os bons números registrados neste ano na geração de emprego refletem o resultado de um trabalho que vem sendo feito para o desenvolvimento sustentável de Mogi das Cruzes. São ações da Prefeitura de apoio à iniciativa privada que quer investir e trazer crescimento para a cidade. Como consequência, são oferecidas oportunidades para os mogianos, que ganham em empregos, renda e qualidade de vida”, afirmou o prefeito Caio Cunha.

Analisando os números do Caged relativos a março, Mogi das Cruzes também lidera com folga a geração de empregos na região do Alto Tietê. Foram 803 novas vagas criadas apenas neste mês. Os destaques foram os setores de Serviços, com 734 novos postos de trabalho, número foi maior em 16,4% maior em relação a fevereiro, e o Comércio, com 96 novas vagas.

“A cidade segue como um local atrativo para investimentos, mantendo nossa economia forte e aquecida. Para isso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém programas de incentivo voltados à geração de oportunidades de emprego, apoio ao empreendedorismo e à formação e capacitação trazem este resultado positivo”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli. 

Ações

A Prefeitura desenvolve ações para conectar as necessidades de contratação das empresas com a formação de mão de obra, além de promover incentivos fiscais como o Promae e a lei que autoriza a redução de tributos na cidade para empresas que prestam serviços ligados à tecnologia da informação e comunicação.

Além destas iniciativas, foi criado o programa Mogi Conecta Emprego, que possui unidades localizadas nos terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba, para facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho.

As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e no CIC. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, no site mogiconecta.mogidascruzes.sp.gov.br.
 
Saldo do primeiro trimestre de 2024 – Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê:

Arujá: 345
Biritiba Mirim: -33
Ferraz de Vasconcelos: 677
Guararema: 186
Itaquaquecetuba: 789
Mogi das Cruzes: 2.760
Poá: 606
Salesópolis: 31
Santa Isabel: 185
Suzano: 314

Saldo de março de 2024 – Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê:

Arujá: 104
Biritiba Mirim: -69
Ferraz de Vasconcelos: 179
Guararema: 71
Itaquaquecetuba: 255
Mogi das Cruzes: 803
Poá: 252
Salesópolis: -11
Santa Isabel: 92
Suzano: 325